Onde guardar? (Wallets)

Escolha sua carteira no site Oficial! Muitas opções!
https://bitcoin.org/pt_BR/escolha-sua-carteira

Como dinheiro “comum”, o bitcoin é guardado em uma carteira, usa-se o termo em inglês wallet. Essas carteiras são virtuais, é claro e possuem um endereço, através desse endereço é que acontecem as transações de um usuário ao outro, como se fosse os dados bancários de alguém, porém, totalmente descentralizado, ou seja, você é seu próprio banco.

As wallets são geradas de acordo com a demanda da comunidade Bitcoin. Como já foi explicado, o bitcoin é um bem escasso e isso dá a ele o seu valor monetário, as wallets também seriam? A resposta é sim, há um número limitado de carteiras que podem ser geradas pelo protocolo. Isso não seria um problema? Afinal, as empresas que trabalham com bitcoins precisam gerar wallets novas a todo momento, uma hora isso vai acabar, não? Sim, vai, mas isso demora. O número de carteiras é quase inconcebível, 2^160 (dois elevado a cento e sessenta) endereços, para se ter uma noção do quanto é isso, vamos a um breve comparativo.

Convertido o número de carteiras para base decimal, teríamos 1,46 x 10^47 ou 146 seguido de 45 zeros.
• A Terra possui 10^20 (dez elevado a vinte) grãos de areia
• A Via Láctea possui 10^11 (dez elevado a onze) estrelas
• Se cada uma das 7 bilhões de pessoas na Terra criassem um endereço Bitcoin por segundo, seriam necessários 2.08 x 10^38 (dez elevado a trinta e oito) segundos para criar todos os endereços. Convertendo em anos temos que demoraríamos 6 x 10^30 (dez elevado a trinta) ou 6.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000 (seis nonilhões) de anos, incontáveis vezes mais tempo do que a idade do Universo.

Então, o número de endereços gerados é virtualmente infinito.

Mas essas carteiras oferecem a segurança que um banco teoricamente nos ofereceria? Em primeiro lugar, não se envia para o nome de uma pessoa ou um número como um e-mail, por exemplo. O endereço, na verdade, é uma assinatura digital única que mantém o usuário anônimo. Existem várias carteiras, mas recomendamos fortemente a carteira na Xapo, é uma das mais seguras do mundo e ainda oferece cartão de débito para gastar seus bitcoins onde quiser.

Algumas dicas importantes para proteger sua carteira, são:
• Nunca esqueça sua senha.
• Use uma senha realmente forte, com letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.
• Sempre faça o backup de sua carteira e guarde num local seguro, caso ocorra um problema no seu computador e a wallet tiver armazenada nele com bitcoins, o dinheiro é perdido para sempre e é impossível resgatá-lo, a não ser pelo backup.
• Se for armazenar o backup online, na nuvem, por exemplo, criptografe o arquivo.
• Mantenha seu software sempre atualizado.
• Se possível, faça uma autenticação de dois fatores para serviços online (two factor authentication).
• Não use wallets online em computadores inseguros.
• Pense numa espécie de testamento caso aconteça algum problema com você. Se você, por algum motivo, nunca mais poder acessar a wallet, o dinheiro ficará perdido para sempre, então combine com sua família, amigos ou pessoas de confiança, uma forma de acessar a wallet nesses casos.
• Uma outra alternativa, é fazer uma paper wallet, que seria um papel, ou cartão que andaria constantemente com o usuário e através de uma chave contida nele, seria possível acessar a carteira. Por esse tipo de carteira não ter contato algum com a web, a não ser quando o usuário acessa, pode ser um dos estilos mais seguros de wallet.


×