5 Tipos de Investimento. Escolha o seu!


5-tipos-de-investimentos

Antes de investir o seu dinheiro, a primeira coisa a fazer é escolher dentre várias opções qual o tipo de investimento mais se enquadra com seu perfil. Neste artigo vamos focar em investimentos para pessoas que tem o perfil conservador, ou seja, deseja obter bons rendimentos, porém, não está disposto a arriscar perder dinheiro.

Poupança

Ter uma conta poupança é uma forma de começar a investir o seu dinheiro, não importa se você começou a economizar agora ou se já tem algum dinheiro guardado. A poupança pode ser considerada um investimento porque o valor depositado ali sempre vai aumentar um pouco, desde que você não saque com frequência.

Funciona assim: você faz um depósito e um mês após (mês de aniversário), o dinheiro vai render um pouco levando em conta uma taxa definida pelo governo. Como essa taxa é a mesma em todos os bancos, não faz diferença onde você decida abrir a conta poupança, pois ela renderá do mesmo jeito, basta escolher a agência bancária de sua preferência.

A poupança é o investimento mais conservador do mercado financeiro, porém, a poupança hoje já não tem a mesma rentabilidade de antes e quando a inflação está alta, guardar dinheiro na poupança é quase a coisa que guardar no colchão.

Se você procura melhores oportunidades no mercado financeiro, a poupança não é para você!

Tesouro Direto

O tesouro direto é baseado em títulos públicos emitidos pelo governo. Atualmente este é o investimento que mais atraem os investidores mais conservadores.

Funciona assim, quando você compra títulos públicos é como se emprestasse dinheiro ao governo, para que eles invistam em saúde, transporte etc….Na data escolhida para o vencimento dos títulos públicos você poderá resgatar o valor total acrescido de juros.

Caso haja a necessidade de resgatar o valor antes da data de vencimento, você poderá fazê-lo sem problemas, mas isso poderá gerar encargos adicionais.

É possível encontrar títulos com diferentes rentabilidades e prazos de vencimento, desta maneira, você poderá começar a investir mesmo se tiver pouco dinheiro para isso. Basta você escolher os melhores títulos com base em seu perfil de investidor. A remuneração pelo investimento é informada no momento da compra dos papéis e garantida pelo Tesouro Nacional.

As principais vantagens são:

  • Você pode começar imediatamente a partir de apenas 30 reais;
  • Excelente opção em termos de rentabilidade;
  • As taxas de administração são muito baixas;
  •  Você tem a possibilidade de diversificar seus investimentos, obtendo variadas rentabilidades, como pós-fixadas (pela taxa básica da economia), prefixadas e indexadas a índices de preços;
  • Você pode se garantir realizando poupança de longo prazo ao optar por títulos indexados a índices de preços, e ainda obtém rentabilidade real significativa;
  • Você pode gerenciar seus investimentos com comodidade, segurança e tranquilidade;
  • Você investe com objetivos definidos e levando em conta fatores como: valor a investir, prazo, taxa de juros e riscos;
  • A liquidez é garantida pelo Tesouro Nacional;
  • Você tem maior poder de tomada de decisão e controle do seu patrimônio;
  • Os títulos públicos são considerados de baixíssimo risco pelo mercado financeiro.

CDB (Certificado de Depósito Bancário)

Para entender o que isso significa, é preciso entender a principal (e mais lucrativa) atividade de um banco: pegar dinheiro emprestado para emprestar.

Os bancos podem emprestar boa parte do dinheiro que depositamos à vista ou a prazo. Depósito à vista é o montante que deixamos em nossa conta corrente. Existe uma limitação para o banco emprestar esse dinheiro, mas, em compensação, ele não nos remunera por isso.

Já nos depósitos a prazo (CDBs), cedemos determinado montante para o banco por um prazo previamente acordado e ele nos devolve esse montante acrescido de uma taxa de juros (pré ou pós fixada, assim como no Tesouro Direto).

Resumindo, com o o tesouro direto você empresta dinheiro ao governo, já no CDB você empresta dinheiro aos bancos para lucrar com os juros. O risco e o retorno desse investimento é proporcional à solidez da instituição financeira, ou seja, quanto maior e mais seguro o banco, menores os riscos e melhores os lucros.

Apesar de ter que declarar imposto de renda sobre esse investimento, é possível que você consiga retornos maiores do que por meio da poupança. Para isso, é preciso fazer uma boa escolha entre títulos pré-fixados e pós-fixados e investir no que mais se ajusta às suas necessidades.

Letras de Crédito (LCI e LCA)

Outro investimento de renda fixa para investidores mais conservadores são as Letras de Crédito Imobiliário e as Letras de Crédito Agrícolas. Os prazos para este tipo de investimento são pré-fixados, ou seja, o dinheiro deve permanecer aplicado durante todo o período, até seu vencimento.

LCIs são papéis de renda fixa lastreados em créditos imobiliários garantidos por hipotecas ou por alienação fiduciária de um bem imóvel e que dão aos seus tomadores direito de crédito pelo valor nominal, juros e atualização monetária, se for o caso.

De maneira mais simples, significa que as instituições financeiras autorizadas a emitirem LCIs usam parte de suas carteiras de créditos imobiliários como garantia para uma aplicação que pode ser oferecida a seus clientes. Os recursos aplicados, por sua vez, são direcionados para financiamentos habitacionais.

De acordo com o site da BM&FBovespa, a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) é um título de crédito nominativo, de livre negociação, representativo de promessa de pagamento em dinheiro emitido com base em lastro de recebíveis originados de negócios entre produtores rurais, ou suas cooperativas, e terceiros, inclusive financiamentos ou empréstimos relacionados com a produção, comercialização, beneficiamento ou industrialização de produtos ou insumos agropecuários ou de máquinas e implementos utilizados na produção agropecuária.

Em outras palavras, a LCA pode ser entendida como um empréstimo que o investidor faz a uma instituição financeira pública ou privada – que fomenta o agronegócio – e, para tanto, recebe uma remuneração, que pode ser um percentual do CDI, uma taxa prefixada ou ainda inflação mais juros prefixados.

Bitcoin

Para aqueles que ainda não conhecem, bitcoin é uma moeda digital que vem ganhando a atenção de grandes investidores.

Entenda porque o bitcon pode ser um ótimo investimento!

Para se ter uma ideia o preço de 1 bitcoin em julho de 2011 chegou a ser de R$24,00. Hoje seu valor é de aproximadamente R$2.400,00. E as previsões para o ano de 2017 são de uma surpreendente valorização.

A maneira com que os investidores mais lucram com o bitcoin é por aproveitar a valorização e a desvalorização da moeda, ou seja, comprando na baixa e vendendo na alta.

Basicamente, a estratégia para se lucrar operando BTC (bitcoin) não é muito diferente do que as do mercado financeiro. No entanto, comprar quando a moeda está desvalorizada e vender quando está em alta é uma estratégia de alto risco. Pelo fato do mercado ainda ser volátil, é extremamente difícil prever as flutuações do preço do bitcoin e qualquer investimento na moeda tem um risco associado consideravelmente alto.

A compra e venda de bitcoin não é para investidores conservadores, pois, apesar de trazer maravilhosos ganhos, se você não está habituado ao mercado bitcoin, isto pode também fazer com que você perca muito dinheiro.

Mas, para você que gosta de poupar dinheiro, o bitcoin também é a solução. Veja como!

Para quem precisa fazer ou já faz com frequência transferências nacionais e internacionais, podem utilizar o bitcoin para realizar essas transferências sem a necessidade de um banco como intermediário.

Com isso o custo em transações financeiras é muito baixo, pois sua base é a blockchain, ou seja, sua base é a grande rede mundial de computadores. Por não ser atrelada a nenhum sistema financeiro, o bitcoin atrai a cada dia um grande número de pessoas e de investidores.

Pagando menos taxas, sobrará mais dinheiro para você curtir com a família!

Gostou deste artigo? Então comente e curta com seus amigos!

Leia também  Japão aprova regulamentação do bitcoin como mercadoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×