10 boas razões para comprar Bitcoins agora!


(10/06/2016) Este artigo foi postado por Henry Brade via Medium e nós traduzimos. Henry é usuário de Bitcoin desde 2011. Vive e respira o Bitcoin e nos últimos 5 anos se especializou na área. Este artigo tem o foco em investimento no Bitcoin. Aqui vão 10 razões para fazer isso agora!

10 razões investir Bitcoin


1 – O valor do Bitcoin está mais estável do que nunca

Nos últimos 1 ano e meio o Bitcoin tem se mostrado um instrumento imprecendente de estabilidade financeira. Esta mais estável do que nunca, fazendo que a confiança nele aumente. Historicamente, após a grande alta de preço temos um período estável e agora nós acabamos de presenciar o período mais estável do Bitcoin. 

Volatilidade do Bitcoin
A volatilidade do preço do Bitcoin vem caindo.

Durante esse período estável, tivemos várias vezes onde o Bitcoin foi mais estável do que o Indice de Ações do Dólar, Yen ou até o Ouro. Isso é totalmente sem precendentes para o Bitcoin e é um grande indicador. Isso significa que o Bitcoin está crescendo, se tornando uma moeda e já pronto para o próximo estágio de crescimento.


2 – A economia Global está instável

A situação econômica está instável em todo o mundo, mas o preço do Bitcoin não está fortemente relacionado ao mercado de ações nem a moedas nacionais. O Bitcoin em fato, pode se beneficiar com os problemas da economia tradicional, o que significa que é inteligente diversificar alguns fundos em Bitcoin.

Em 2008 a economia desabou devido a estrutura de débito insustentável mas o que muitas pessoas não entendem é que o débito só cresceu desde então. É possível que ainda nessa década poderemos ver um colapso ainda maior.

O Mundo está adquirindo mais e mais débito.
O Mundo está adquirindo mais e mais débito.

Nesse tipo de situação, bem materiais como o Ouro tendem a crescer de valor, mas desta vez o Bitcoin vai ter um papel importante. O Bitcoin é uma moeda similar ao Ouro, é escasso e não pode ser criado do nada. Entretanto, as características do Bitcoin são mais avançadas e ele pode ser movido sem esforço algum em qualquer lugar do mundo.

Moedas nacionais fracas são uma grande fonte de demanda para o Bitcoin. O crescimento do Bitcoin no volume de negociações é alta em países como a China, America Latina, África do Sul de acordo com relatórios recentes e também na Índia. Devido ao fraco valor da moeda local, as pessoas querem trocar ainda mais valores para o Bitcoin.

Quanto pior a economia tradicional fica, melhor para o Bitcoin. Isso, porque acaba fazendo sentido para qualquer um diversificar suas economias ou possíveis investimentos em Bitcoin.


3 – A taxa de criação de novos Bitcoins será cortada pela metade

Em Julho, a quantidade diária de novos Bitcoins criados será diminuída de 3600 Bitcoins para 1800 Bitcoins. Isso acontecerá por causa de uma regra fixa do protocolo Bitcoin que é ativada aproximadamente à cada 4 anos. O próximo corte está previsto para acontecer no dia 10 de Julho e com a redução atual da criação de novos Bitcoins, é previsto que tenha um grande significado especulativo.

A imagem mostra que a maior parte dos Bitcoins já foi criada.
A imagem mostra que a maior parte dos Bitcoins já foi criada.

Sendo uma moeda, o Bitcoin é bem diferente do que uma moeda tradicional como o Dólar ou o Euro. O Bitcoins não pode ser criado do nada e a quantidade de Bitcoins é predeterminada e estritamente regulada pelo seu próprio protocolo. O máximo de Bitcoins que poderão existir será de 21 milhões e nada mais. Atualmente, 15.5 milhões já foram criados.

Essa escasses absoluta de Bitcoins é uma das principais razões do porque eles são um bom investimento. Com o aumento dos usuários de Bitcoins, nós podemos assumir que o preço do Bitcoin irá aumentar também. Isso não causa problemas para o uso do Bitcoin, pois ele pode ser dividido em pedações muito pequenos. Euros ou dólares somente são divisíveis por centenas, enquanto a menor unidade de Bitcoin possível é conhecida como Satoshi, equivalente à 0.00000001 bitcoins.

O dimuição (halving) é um dos eventos mais significativos de 2016 para o Bitcoin. Agora é um bom momento para ficar atualizado em suas mudanças e novidades.


4 – Olhando históricamente, o gráfico de preço do Bitcoin se mostra muito tentador

O atual gráfico do preço do Bitcoin assemelha-se com a situação do grande preço do Bitcoin de 2013, um grande ocorrido. O Bitcoin se recuperou da primeira bolha de valor de 2011 e se estabilizou. Então, nós vimos um grande aumento quando o Bitcoin foi de $13,50 doláres no começo de 2013 para uma super alta de $1.100,00 no fim de 2013.

Preço do Bitcoin de Fevereiro de 2012 à Fevereiro de 2013
Preço do Bitcoin de Fevereiro de 2012 à Fevereiro de 2013
Preço do Bitcoin nos últimos 12 meses
Preço do Bitcoin nos últimos 12 meses

O desenvolvimento do preço do Bitcoin vem se repetindo em padrões similares durante o tempo. Mas, isso não prova que no futuro teremos os mesmo padrões, somente faz com que aumente a chance de acontecer novamente. O gráfico de preço agora é muito similar ao que era antes do grande aumento do preço no passado, bem interessante.


5 – Planos para se livrar do dinheiro são uma mina de ouro para o Bitcoin

Em alguns lugares da Europa tem havido aumento no interesse de se livrar do dinheiro. A tendência está crescendo em muitos países desenvolvidos onde o meio de pagamento digital está tendo grande aceitação. Entretanto, por uma perspectiva de privacidade, o dinheiro é mais eficaz do que os meios tradicionais de pagamento digital. O Bitcoin é um dinheiro digital nesse sentido e qualquer tentativa de remover o dinheiro em circulação irá aumentar a demanda de Bitcoins.

Planos para abolir as notas de 500 Euros estão somente no começo
Planos para abolir as notas de 500 Euros estão somente no começo

A revolução digital do dinheiro traz melhorias significantes na facilidade de utilização mas causa problemas de privacidade. Nós estamos em perigo constante pois qualquer coisa ou qualquer um pode ser monitorado. Na era digital dinheiro e pagamentos em Bitcoin são uma alternativa que retém o futuro do dinheiro.

Quase certeza que todas as tentativas para se livrar do dinheiro irão resultar no aumento da demanda por cryptocurrencies e atualmente o Bitcoin é o rei entre elas.


6 – O uso do Bitcoin está crescendo rapidamente no mundo todo

O aumento do número de transações na rede Bitcoin está crescendo rapidamente. Mais produtos e serviços são comprado com Bitcoin todos os dias. Na América Latina e na África do Sul o crescimento é impressionante. Na China o Bitcoin está sendo muito utilizado para mover valores para fora do país. E baseado nos relatórios recentes, está crescendo rapidamente na India também.

O crescimento no número de transações nos últimos 2 anos
O crescimento no número de transações nos últimos 2 anos

No mundo real o Bitcoin é usado muito mais do que qualquer outra moeda digital. Outros projetos como Ethereum estão em estágio de desenvolvimento e não são usados no mundo real para praticamente nada. O aumento no uso do Bitcoin por empresas traz grande força e significado no sentido de que irá continuar crescendo. O Bitcoin é a primeira moeda digital universal que está se tornando mais real a cada dia.


7 – Soluções para o problema do crescimento do Bitcoin existem e estão em progresso

O Bitcoin vem sendo tão popualar que está atingindo limites técnicos no processamento de transações. A rede Bitcoin somente pode processar algumas transações por segundo, e o limite está quase chegando. Este é um problema positivo pois é sinal do crescimento do Bitcoin. O problema causou muitas discussões públicas que questionaram a habilidade do Bitcoin se desenvolver.

As soluções entretanto existem e estão constantemente sendo desenvolvidas. Nos próximos meses, o Bitcoin irá ser atualizado com um update chamado ‘Segregated Witness’ com o aumento da capacidade da rede de Bitcoins de aproximadamente 80%. Isso significa melhorias, mas é somente uma solução temporária. As soluções de longo tempo também estão em desenvolvimento.

lightning network bitcoin

A então chamada “lightning network” está sendo desenvolvida em cima da rede Bitcoin e já possui diversas diferentes implementações. A “lightning network” irá eventualmente aumentar a capacidade de  transações do Bitcoin mil vezes mais. Adicionalmente, as chamadas “sidechains” estão sendo pensadas como um potêncial metódo de escalar o Bitcoin.

De uma perspectiva de investimento, será inteligente comprar Bitcoins antes dessas que essas atualizações sejam lançadas, desde que o preço poderia aumentar rapidamente assim que forem ativas.


8 – Novos casos de uso do Bitcoin são encontrados constantemente

As pessoas as vezes tem a ideia errada sobre o Bitcoin. Por exemplo, pessoas perguntam – “Eu posso pagar minha compra local com Bitconins?”, isso atualmente é irrelevante. O que é relevante então? A tecnologia Bitcoin possibilita a criação de novos métodos de compra e venda que não eram possíveis sem ele. Nessa parte, eu irei mostrar 3 novas criações baseadas no Bitcoin que possibilitam novos meios de compra e venda.

Open Bazaar

OpenBazaar é uma plataforma descentralizada de compra e venda, possibilita qualquer pessoa abrir sua loja na internet fácil e com segurança. É um competidor contra plataformas como eBay e Alibaba. O motor da plataforma é o Bitcoin, todas as compras, vendas e trocas dentro dele são feitas com Bitcoin.

As vantagens são diversas. A estrutura de taxas é radicalmente mais barata do que no eBay, onde o vendedor pode pagar até 10% somente em taxas. OpenBazaar é gratuito.
Adicionalmente, o OpenBazaar te dá liberdade por ser uma plataforma descentralizada. Por ele os vendedores também podem ser encontrador facilmente, o que se torna uma boa plataforma de propaganda para os pequenos vendedores.

O OpenBazaar é recente, mas já é utilizado por milhares de usuários e os vendedores vem reportando o grande aumento em suas vendas desde a abertura da loja deles na plataforma.

21 API marketplace

Conhecido por ser o primeiro computador para Bitcoins, o 21 Inc lançou uma API revolucionária de compra e venda. A ideia é automatizar pagamentos entre computadores. Os computadores conseguem comprar e vender diferentes API’s no mercado de API’s.

O computador para Bitcoins desenvolvido pela 21.
O computador para Bitcoins desenvolvido pela 21.

Um exemplo do que pode ser feito com o 21 Marketplace são os provedores de pagamentos em novos sites. Atualmente eles são uma dor de cabeça, passando por registros complicados, pagamentos via cartão, e muito mais. Usando o modelo 21, o navegador do usuário pode automáticamente enviar pequenas transações para o site de notícias que garante acesso para um artigo específico. Micro pagamentos são difícis de executar por metódos tradicionais por contas das taxas, mas com Bitcoin é possível de ser implementado.

Essa é só uma das incontáveis possibilidades de comprar e vender acesso à API’s. O tempo irá dizer quais os tipos de aplicações que irão surgir.

Opendime

Opendime, publicado recentemente, é o primeiro driver físico com Bitcoin. É um driver USB com Bitcoins dentro dele, e é desenhado para re-uso. O balanço do driver pode ser checado a qualquer momento ver sua quantia de Bitcoins. Ele pode ser dado a outras pessoas como forma de pagamento. Os Bitcoins podem ser extraídos do driver a qualquer momento, mas após realizar esta tarefa, ele não pode mais ser dado à outras pessoas como pagamento. Este é um método inovativo de usar uma moeda digital e tem um grande potencial.

3 drivers Opendime que podem ser carregados com Bitcoin.
3 drivers Opendime que podem ser carregados com Bitcoin.

9 – O Bitcoin irá receber contratos mais inteligentes, até mais que a Ethereum

Num futuro próximo a blockchain Bitcoin irá ser linkada a atualmente chamada “sidechains” que irá possibilitar que o Bitcoin seja muito mais do que um sistema de uso monetário. Um desses casos são os contratos inteligentes, que muitos acreditam que irão mudar o mundo. Ethereum é um projeto de blockchain focado em contratos inteligentes, mas muitas pessoas não sabem que o Bitcoin irá receber contratos ainda mais inteligentes.

rootstock bitcoin

Rootstock é um projeto de blockchain independente do Ethereum e tem o propósito de copiar o modelo de contratos inteligentes do Ethereum e melhorar em cima dele. O plano do Rootstock é se tornar uma “sidechain” do Bitcoin desde que o Bitcoin é a maior e mais segura blockchain existente. Isso poderia significar melhorias para o Bitcoin e pelo ponto de vista de um investidor, é inteligente comprar Bitcoins antes que o Rootstock seja lançado.


10 – O sentimento do Mercado Bitcoin está se tornando positivo

A compra e venda de Bitcoins em Exchanges (plataformas centralizadas) começou em 2010 e desde então o preço do Bitcoin tem sido como um passeio de montanha russa. A troca começou aproximadamente a 1 centavo de dólar por Bitcoin e desde então tivemos várias “bolhas” no preço.

O gráfico geral do preço do Bitcoin
O gráfico geral do preço do Bitcoin

A primeira grande bolha começou na primavera de 2011 quando o Bitcoin quebrou a barreira do $1 e chegou à $32 durante o verão. Após essa bolha o preço caiu buscamente para $2. É importante notar que mesmo após a queda, o valor era significamente maior do que no começo de 2011.

A próxima bolha, que foi a maior de todas até hoje, aconteceu em 2013. Naquele ano tivemos 2 bolhas consecutivas. O valor do Bitcoin era de aproximadamente $13,50 dólares no começo do ano e na primavera chegou à $250. Após cair para $60 e se estabilizar em torno de $100.

No outono de 2013 nós presenciamos a maior bolha na história do Bitcoin. O preço aumentou em alguns meses de $100 para $1.100 por Bitcoin. Após essa alta no fim de 2013 o preço caiu e nós tivemos de sofrer por 1,5 anos pela correção do preço seguinte. Mas, assim como antes, o preço se estabilizou em um valor maior do que antes da bolha.

O sentimento do mercado
O sentimento do mercado

Este tipo de desenvolvimento é natural no então chamado ciclo do sentimento do mercado. Quando o preço era de 1.000 dólares, o Bitcoin estava na fase de Euforia. Todo mundo estava muito emocionado e super excitado sobre o constante crescimento e mais e mais pessoas colocaram seu dinheiro para ficar ricos assim como outros. Esta foi uma época perigosa para se investir, como foi vista.

A melhor hora de investir é quando o ciclo está na baixa ou começando a aumentar. Investir na baixa é complicado por é difícil de confiar se aquela realmente é a baixa, mas é muito mais fácil de se investir quando está começando a aumentar.

Preço do Bitcoin nos últimos 6 meses
Preço do Bitcoin nos últimos 6 meses

Após aquela bolha de 2013, o preço do Bitcoin se estabilizou em torno de $200. O preço foi de 200 dólares por um tempo, quase um ano. Agora nos últimos 12 meses o Bitcoin dobrou para mais de 500 dólares e está tendo um retorno positivo na mídia. Nesse momento, no ciclo, nós estamos entre a alívio e o otimismo. Eu acho que é uma boa hora para investir, e não é tão perigoso quanto na fase de euforia e nem tão difícil quanto na baixa.

Minha visão sobre a situação é que nos próximos 6 meses ou mais o Bitcoin irá começar uma nova fase, de grande aumento de preço que pode chegar até em 10x mais. Mas é possível que após esse aumento o preço irá cair novamente e vai se estabilizar num valor maior do que agora. É importante entender que mesmo que o Bitcoin seja muito volátil, ele vem crescendo no longo prazo.

Este artigo foi criado por @Technomage via Medium e traduzido por nós do Blog Bitcoin Brasil.

Leia também  O que fazer com o Bitcoin? (10 coisas)

Um comentário em “10 boas razões para comprar Bitcoins agora!

  • 27 de setembro de 2016 em 23:28
    Permalink

    A popularização do Bitcoin, deve ser incorporado como um sobre nome e passado para nossas novas gerações, todas informações devem ser globalizadas em ” rede ” para possibilitar a todos uma nova possibilidade de riqueza, a partir desta nova tecnologia.
    Quem garimpar pessoa a pessoa para confiar neste novo sistema fará a diferença.
    Clube de micros investidores Insonia, iniciamos a caminhada!!!
    Seja nosso parceiro office.insoniaclub.com/register/vladicoin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×