Instituições financeiras realizam transações com a tecnologia do bitcoin


Instituições financeiras realizam transações com a tecnologia do bitcoin

O bitcoin veio para ficar! Apesar do bitcoin ainda ser desconhecido para muitos, ele mostra cada vez mais sinais de amadurecimento. Pouco a pouco pequenas e grandes instituições financeiras começaram a ver o bitcoin como algo inovador e muito promissor.

Um grupo de sete instituições financeiras que inclui o Santander, UniCredit e CIBC (Canadian Imperial Bank of Commerce) estão entre os que já começaram a utilizar plataformas e sistemas  nas  transações de dinheiro real utilizando a tecnologia baseada no sistema Blockchain. Com isso eles conseguiram maior segurança, agilidade e redução de custos com a desburocratização das transações.

No mês de junho, os bancos anunciaram que foram utilizados ativos digitais na plataforma Ripple para a realização de pagamentos internacionais. Estas instituições financeiras ao invés de operarem transações através de contas em moeda local para os demais bancos pelo mundo, optaram por converter o token Ripple, conhecido como XRP, para que em seguida a transação fosse concluída quase que automaticamente. Sem essa tecnologia, o processo de compensação demoraria de três a cinco dias, além de estarem sujeitos a erros.

O presidente executivo e cofundador da Ripple, Chris Larsen, declarou que o acordo firmado entre as sete instituições financeiras representa “um grande marco, talvez um ponto de inflexão no mercado de moedas digitais. Os bancos que atualmente utilizam o Ripple são o alemão ReiseBank, o suíço UBS, National Bank of Abu Dhabi e o canadense ATB Financial.

Para quem ainda não entendeu como funciona o Blockchain, imagine um grande livro de registros, neste caso registros eletrônicos / digitais que formam uma plataforma de dados com cópias idênticas, distribuídas por diferentes computadores e ao mesmo tempo sem ser controlada por nenhum órgão central, mas somente as partes envolvidas nas transações. O núcleo responsável pelas transações do bitcoin, o Blockchain, tem sido a alternativa ideal para diversas empresas que procuram maneiras de reformular suas operações e reduzir custos.

Leia também  Como Minerar bitcoin na Nuvem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×