O que aconteceu com o preço do Bitcoin?


A recente queda no preço do Bitcoin tem sido motivo de discussões intensas e nos últimos diastomou a mídia internacional e no Brasil. Gostaríamos de compartilhar os fatores que podem estar por trás deste movimento.


MINERAÇÃO COMERCIAL

Nos últimos dias vários acontecimentos tem afetado a indústria de mineração comercial de Bitcoins o que pode estar forçando a queda dos preços.

Nos anos iniciais da tecnologia, os mineradores eram mais propensos a acumular Bitcoins. Agora a maioria dos é formada por empresas com diversos custos e acionistas que devem ser pagos em moeda corrente. Isso pode estar causando pressão no preço, dado que estes mineradores precisam vender uma quantidade substancial dos bitcoins recém minerados.

Há também a preocupação de que a lucratividade da mineração comercial pode ter diminuído com a queda brusca dos preços, o que pode provocar a venda ainda maior do que a quantidade desejada e o encerramento das atividades de alguns destes grandes mineradores comerciais.

SUSPENSÃO TEMPORÁRIA DAS ATIVIDADES DO BITSTAMP

O problema de segurança que afetou o site europeu Bitstamp recentemente pode ter contribuído para uma queda de confiança, o que pressionou os preços para baixo.


NEGOCIAÇÃO USANDO MARGEM

Sem entrar em detalhes, negociação de margem é um instrumento financeiro avançado que no último ano passou a existir em alguns mercados de Bitcoin. Nos ativos tradicionais ela normalmente existe em conjunto com outros instrumentos complexos como as opções para que as variações de preço tenham menos impacto. No caso do Bitcoin, estes outros instrumentos complementares são menos desenvolvidos o que faz com que pressões para baixo sejam mais intensas.


CAPITAL D
OS FUNDOS DE INVESTIMENTOS

Em 2014, a quantidade de capital investido em empresas de Bitcoin ultrapassou a taxa de investimento nas empresas de internet em 1995. A consequência mais prováveis destes investimentos será um aumento da qualidade das empresas de Bitcoin e seu tamanho.

Especula-se que com estes fundos aplicando seu capital diretamente nas empresas, estesdeixem de comprar bitcoins diretamente. Comprar bitcoins era uma forma rápida e eficiente de ganhar exposição nesta tecnologia inovadora. Portanto, os fundos que antes compravam moedas agora as vendem para fazer investimentos diretamente nas empresas o que também pode contribuir com a que nos preços.


FUNDAMENTOS POR TRÁS DA TECNOLOGIA

O fundo americano Pantera Capital, especialista em investimentos com Bitcoin, criou um índice para medir o avanço da tecnologia. Intencionalmente, ele excluí o preço como uma das medidas de adoção, mas computa diversas variáveis do ecossistema do Bitcoin. Este índiceaumentou em 109% desde que o preço do Bitcoin era de 190 dólares, em Novembro de 2013. Conforme a tabela abaixo, sete dos oito componentes do índice cresceram no período.

Fonte: , traduzido pela equipe do


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×