O valor do Bitcoin irá mudar com o Halving em julho?


A recompensa para a mineração de Bitcoins está prevista para mudar após o 2º Halving em sua história que vai acontecer em Julho, provavelmente entre 10 e 11.

Bitcoin Halving Julho 2016

Existe uma quantidade limitada de Bitcoins sendo a de 21 milhões desde que o código original foi lançado por ‘Satoshi Nakamoto’ em 2008. Diferente das moedas normais como o Real, Dólar, Euro, que podem ser impressas pelos bancos centrais, o Bitcoin tem uma quantidade limitada e fixa pelas regras do sistema. Devido a isso, muitos comparam a moeda com metais preciosos como o ouro que também deve ser minerado e é dependente de muito material para sua criação.

Esse processo matemático que realiza as transações no blockchain é chamado de mineração e é necessário um grande poder computacional e eletricidade para ser realizado. Em troca, por manter a rede e processar as transações, o protocolo (sistema) compensa esses mineradores com 25 Bitcoins por bloco de transações encontrado. Entretanto, essa recompensa será cortada pela metade, de 25 para 12,5 Bitcoins. Esse “Halving” irá acontecer entre 10 e 11 de julho deste ano.

 

Mudanças grandes ou Estabilidade?

A diminuição da recompensa simplismente significa que a rede de Bitcoins irá começar a gerar Bitcoins em uma velocidade muito menor. Se a demanda por Bitcoins continuar constante durante o ano, a economia básica diz que o preço irá subir até encontrar o novo equilibrio entre oferta e demanda. Sobre se a mudança da oferta irá impactar no preço do Bitcoin, está bem confuso.

Alguns dizem que a comunidade Bitcoin está ciente do Halving por um bom tempo e que a mudança da recompensa não irá surpreender a maioria dos entusiastas e traders da comunidade.

Historicamente, o 1º Halving não teve um grande efeito no preço do Bitcoin. No dia 28 de novembro de 2012, quando aconteceu, não houve nenhuma mudança visível no valor do Bitcoin, que era de $13,40 por Bitcoin.

Considerando esse resultado histórico, é muito difícil saber se o valor irá subir, descer ou continuar o mesmo do dia do Halving.

Andreas Antonopoulos, especialista em Bitcoins e autor do livro “Mastering Bitcoin”, diz que o impacto no dia depende de vários fatores, incluindo a dificuldade e o volume de transações de Bitcoins.

“Eu não consigo prever o preço. Ninguém consegue. Qualquer um que conseguir, mesmo que seja só por 10 minutos, estará mentindo.” disse Antonopoulos. “A mudança na recompensa irá mudar a taxa de inflação no Bitcoin. Como isso afeta a economia depende das condições de outros parâmetros como, preço, adoção, volume de transações, hashrate, dificuldade, investimentos, outras moedas, condições do mercado mundial, etc.”

 

Opinião do Blog Bitcoin Brasil:

Caso não haja nenhum problema ou grandes mineradoras parem de funcionar já que pode não ser mais lucrativo, a tendência é que o do preço do Bitcoin continue aumentando, assim como fez desde que foi criado. No dia “H”, poderá haver muita instabilidade ou não, então fique de olho, pois para os traders de plantão pode ser um banquete cheio 🙂

Valeu!

Leia também  O que é um Hard Fork e como pode afetar o bitcoin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×